José Miguel Santos Araújo Carvalhais Fonseca

Concluiu Arte e Design pela Universidade do Porto em 2011. É Professor Auxiliar na Universidade do Porto. Publicou 28 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 39 itens de produção técnica. Participou em 13 eventos no estrangeiro e 41 em Portugal. Orientou 15 dissertações de mestrado e co-orientou 3 nas áreas de Engenharia Electrotécnica, Electrónica e Informática, Artes e Outras Humanidades. Recebeu 4 prémios e/ou homenagens. Actua nas áreas de Humanidades com ênfase em Artes e Humanidades com ênfase em Outras Humanidades. Nas suas actividades profissionais interagiu com 181 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Current positions

  • Professor Auxiliar FBAUP

Research Groups

Publications

Books
  • Carvalhais, M. (2016). Artificial Aesthetics: Creative Practices in Computational Art and Design. Porto: U.Porto Edições.
  • Clifford, A., Carvalhais, M., & Verdicchio, M. (Eds.). (2015). xCoAx 2015: Proceedings of the third conference on Computation Communication Aesthetics and X. Porto, Portugal.
  • Sá, A.; Carvalhais, M.; McLean, A. (eds.) (2015). ICLI 2014 — Inter-Face: International Conference on Live Interfaces ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-746-060-9. Porto: Universidade do Porto.
  • Carvalhais, M., & Tudela, P. (Eds.). (2014). Mono #2: Cochlear Poetics: Writings on Music and Sound Arts. Porto: i2ADS. https://www.dropbox.com/s/uajuaj8krwl6kr6/mono_miolo.pdf?dl=0
  • Carvalhais, M., & Verdicchio, M. (Eds.). (2014). xCoAx 2014: Proceedings of the second conference on Computation Communication Aesthetics and X. Porto, Portugal. http://2014.xcoax.org/xcoax2014.pdf
  • CARVALHAIS, Miguel (2013) – “A Draft: For a Theory of Simulation as Agency in Artificial Aesthetic Artifacts.” OuUnPo(RTO). Eds. Squitieri, Claudia and Samon Takahashi. London: Dent-de-Leone, 2013. 46-55.
  • VERDICCHIO, Mario; CARVALHAIS, Miguel (2013) – eds. 2013. xCoAx 2013: Proceedings of the first conference on Computation Communication Aesthetics and X. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-746-017-3. Bergamo: Università degli studi di Bergamo, Universidade do Porto.
Book chapters
  • Fava, F., Cardoso, P., Melo, R., Raimundo & J., Mangueira, C. (2021) “Play to Design with Cards GO: A Card-Based Game for GameDesign and Creativity”. 211-225. Springer International Publishing. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-49647-0_14 Link
  • Sá, M., Providência, F., & Carvalhais, M. (2019). Design de informação: Uma reflexão sobre a linguagem e a tecnologia [Information design: A reflection on language and technology]. In F. Providência (Org.), MADE.PT: Design crítico para o desenvolvimento e prosperidade (pp. 207-220) [MADE.PT: Critical design for development and prosperity]. Aveiro: UA Editora. http://hdl.handle.net/10773/30246 Link
  • Sá, M., Carvalhais, M., Providência, F. (2016). Reflexão sobre a criação de conhecimento em design de informação. (ed.) Universidade da Beira Interior In Designa 2016, isbn 978-989-654-359-4
  • Carvalhais, M. (2015). Entre o ofício e a persona. In J. Drumond & H. Frutuoso (Eds.), Formato Instável (pp. 29-31). Porto: Drumond Frutuoso.
  • Carvalhais, M. (2014). As Regras do Jogo Diário de Bordo (pp. 101-106). Porto: Expedição. https://www.dropbox.com/s/fhfkm04zgoeaeq0/00%E2%88%9E-20140215.pdf?dl=0″
  • Carvalhais, M. (2014). Deep Listening to Software. In M. Carvalhais & P. Tudela (Eds.), Mono #2: Cochlear Poetics: Writings on Music and Sound Arts (pp. 103-118). Porto: i2ADS. http://mono.i2ads.org/pdf/mono2-Carvalhais.pdf
  • CARVALHAIS, Miguel (2011) – Towards a Model for Artificial Aesthetics: Contributions to the Study of Creative Practices in Procedural and Computational Systems, Supervisor: Heitor Alvelos
International journals
  • Veiga, P.A., Alvelos, H, & Tavares, T. (2017). How Experience, Attention and Ubiquity Economies Affect the Role of Digital Media Art and Artists. Journal of Spatial and Organizational Dynamics, Vol. V(3), September 2017.
  • Carvalhais, M., Rangel, A., & Verdicchio, M. (Eds.). (2014). CITAR Journal, Volume 6, No. 1 – Special Issue: xCoAx 2014 (Vol. 6). Porto: CITAR. http://artes.ucp.pt/citarj/issue/view/6
International conferences
  • Raimundo, J., Cardoso, P., Carvalhais, M., & Coelho, A. (2020). “Aspects for Cultivating Creative Literacy Through Play: An analysis on primary literature review and preliminary laboratorial work”. Revista Lusófona de Educação. Link
  • Raimundo, J., Cardoso, P., Carvalhais, M. & Coelho, A. (2018). “Games for Creative Literacy: A Collaborative Play-Oriented Framework for Developing Creative Literacy”. Paper presented in UD18: invisible design – 7º Encontro de Doutoramentos em Design, Aveiro, Portugal. Link
  • Raimundo, J. “Games for Creative Awareness”. (2018). Paper presented in XCoAx2018, Madrid, Spain. Link
  • Pinto, R., Atkinson, P., Vieira, J., & Carvalhais, M. (2015). Designing with Biological Generative Systems: Choice by Emotion. Paper presented at the xCoAx 2015, Glasgow.
  • Carvalhais, M., Tudela, P., & Lia. (2014). M.M.M.M. – A Sound and Visual Installation. Paper presented at the xCoAx 2014, Porto. https://www.dropbox.com/s/egdw7ob3ojwshp1/xcoax2014-Carvalhais.pdf?dl=0
  • Meira, A., Martins, N. D. & Dominique, S. (2014) A importância do Packaging Design na tomada de decisão de compra do consumidor: o caso de estudo do azeite virgem extra gourmet. Designa 2014: International Conference on Design Research, Universidade da Beira Interior, Covilhã, 20-21 Novembro 2014.
  • Monteiro, J., Morais, C., & Carvalhais, M. (2014). O Livro Digital de Narrativa Multilinear na Esfera Educativa: Uma experiência de desenvolvimento e utilização com alunos do 1º ciclo do ensino básico. Paper presented at the ticEDUCA 2014: III Congresso Internacional das TIC na Educação, Lisboa. https://www.dropbox.com/s/upw57vicl0xnpzx/Atas_Digitais_ticEDUCA2014.pdf?dl=0
  • Pinto, R., Carvalhais, M., Atkinson, P., & Vieira, M. (2014). How do we relate to unconventional artifacts? Designing with biological generative systems aimed at customization. Paper presented at the DESIGNA2014 – Desejo / Desire, International Conference on Design Research, Covilhã.
  • Sá, M., Carvalhais, M., & Providência, F. (2014). PoliVis — Ferramenta de Investigação para Análise de Informação Política. Paper presented at the DESIGNA2014 – Desejo / Desire, International Conference on Design Research, Covilhã.
  • Sá, Mécia; Providência, F., Carvalhais, Miguel (2014) – ” Problems and Solutions. Contributions for a more aware citizenship”. Member of the Scientific Committee of the Cumulus- International Association of Universities and Colleges of Art, Design and Media. Cumulus Conference on Aveiro – What’s on: cultural diversity, social engagement, shifting education. University of Aveiro, Portugal, 8-10 May, 2014.
  • Sá, Mécia; Providência, Francisco; Carvalhais, Miguel. 2014. “Contributions for a More Aware Citizenship: A Study Dedicated to the Design of Tools to Read and Analyze Political Information Online”, Trabalho apresentado em xCoAx 2014: Computation Communication Aesthetics and X, In xCoAx 2014: Proceedings of the second conference on Computation, Communication, Aesthetics and X, Porto.
  • Tomé-Marques, H., Menezes, J., Pennycook, B., & Carvalhais, M. (2014). From the Unseen to the S[cr]een. EshoFuni an Approach Towards Real-time Representation of Brain Data. Paper presented at the xCoAx 2014, Porto. https://www.dropbox.com/s/x8lnhuwts1b55q6/xcoax2014-Tome-Marques.pdf?dl=0
  • Tomé-Marques, H., Pennycook, B., & Carvalhais, M. (2014). Brain: the ultimate enactive interface? Paper presented at the INTER-FACE — Second International Conference on Live Interfaces, Lisboa.
  • PINTO, Raul; CARVALHAIS, Miguel; ATKINSON, P. (2013) – “Generative designing with biological systems – searching for production tools aimed at individualization” European Academy of Design 2013, Gothenburg.
  • Pinto, Raul; Carvalhais, Miguel; Atkinson, Paul. 2013. “MUSH_ERYNGII_OAK_08”, Trabalho apresentado em Designa2013, In Atas da Designa2013, Covilhã.
  • CARVALHAIS, Miguel (2013) – “Traversal hermeneutics: the emergence of narrative in ergodic media”, Trabalho apresentado em xCoAx2013: Computation Communication Aesthetics and X, In xCoAx 2013: Proceedings of the first conference on Computation, Communication, Aesthetics and X, Bergamo.
  • MELO, Ricardo; CARVALHAIS, Miguel (2013) – “The design of Horacle — Inducing serendipity on the Web”, Trabalho apresentado em xCoAx2013: Computation Communication Aesthetics and X, In xCoAx 2013: Proceedings of the first conference on Computation, Communication, Aesthetics and X, Bergamo.
  • EUSTÁQUIO, Luís; CARVALHAIS, Miguel; LAFUENTE, Ricardo (2013) – “Exploring open hardware in the image field”, Trabalho apresentado em xCoAx2013: Computation Communication Aesthetics and X, In xCoAx 2013: Proceedings of the first conference on Computation, Communication, Aesthetics and X, Bergamo.
  • CARVALHAIS, Miguel (2012) – “Artificial Aesthetics as Tulpas: Regarding Narratives as Thoughtforms”, Trabalho apresentado em Avanca Cinema, In Avanca Cinema 2012, Avanca.
  • CARVALHAIS, Miguel (2012) – “Unfolding and Unwinding, a Perspective on Generative Narrative”, Trabalho apresentado em ISEA, In ISEA 2012 Albuquerque, Machine Wilderness, Albuquerque, NM.
  • MARKOVÁ, Katerina; CARVALHAIS, Miguel (2012) – “Digital Dying in Personal Information Management: An Introduction to Thanatosensitive Information Management”, Trabalho apresentado em Centre for Death & Society Conference 2012, In Dying in the Digital Age: social technologies at end of life, Bath.
  • MELO, Ricardo; CARVALHAIS, Miguel (2012) – “Designing For Serendipity: Systems and Methods for Serendipitous Discoveries on the Web”, Trabalho apresentado em Artech, In Crossing Digital Boundaries, Faro.
  • PINTO, Raul; CARVALHAIS, Miguel; ATKINSON, Paul (2012) – “ANT-32-CLAY-08”, Trabalho apresentado em Designa 2012, In UN/SUSTAINABILITY, Covilhã.
  • RIBEIRO, Jorge; CARVALHAIS, Miguel (2012) – “Web Design Patterns for Mobile Devices”, Trabalho apresentado em PLoP, In Proceedings of the 19th Conference on Pattern Languages of Programs, Tucson, AZ.
  • CARVALHAIS, Miguel (2011) – “Procedural Taxonomy: An Analytical Model for Artificial Aesthetics”, actas do ISEA2011, Istambul. URL: http://carvalhais.org/txt/2011-carvalhais-ISEA.pdf
  • CARVALHAIS, Miguel (2011) -“A Perspective on Perspective and on the Genesis of Generative Narrative”, actas da GA2011, XIV Generative Art Conference, Roma. URL: http://carvalhais.org/txt/2011-carvalhais-GA.pdf
  • CARVALHAIS, Miguel (2011) -“The Emergence of Narrative: Procedural Creation of Narrative in Artificial Aesthetic Artifacts”, actas do Avanca Cinema 2011, Avanca. URL: http://carvalhais.org/txt/2011-carvalhais-avanca.pdf
See all 27 international conferences
National conferences
  • Sá, M., Providência, F., & Carvalhais, M. (2016, Novembro 24). Reflexão sobre a criação de conhecimento em Design de Informação. Em DESIGNA 2016 ERRO(R). Beira Interior, Portugal. Link
  • Sá, M., Providência, F., & Carvalhais, M. (2014, Novembro 20). PoliVis – Ferramenta de Investigação para Análise de Informação Política. Em DESIGNA2014 – DESEJO / DESIRE. Beira Interior, Portugal. Link
  • Melo, R. & Carvalhais, M. (2015). Get Lost! and Filtershuffle: Designing mobile applications for unpredictability. Paper presented at the UD15: Periphery and Promise, 4th PhD in Design Forum, Porto.
  • Melo, R. & Carvalhais, M. (2015). Sentience and Information Encountering in the Digital Medium. Paper presented at the Proceedings of 7th International Conference on Digital Arts, Óbidos.
  • Melo, R., & Carvalhais, M. (2014). Meaningful Accidental Discoveries: The Design of Serendipity on the Web. Paper presented at the 3º Encontro Nacional de Doutoramentos em Design, Aveiro. https://www.dropbox.com/s/z9m27hfi2pk9kft/20141105_RM_UD14_v3.pdf?dl=0″
  • PINTO, Raul; CARVALHAIS, Miguel; ATKINSON, Paul (2013) – “Sistemas Generativos Biológicos: Ferramentas de Produção Para a Individualização”, Trabalho apresentado em 2o Encontro Nacional de Doutoramentos em Design, In Atas do 2o Encontro Nacional de Doutoramentos em Design, Porto.
  • PINTO, Raul; CARVALHAIS, Miguel; ATKINSON, Paul (2012) – “Sistemas generativos biológicos: ferramentas de produção para a personalização.”, Trabalho apresentado em 1º Encontro Nacional Doutoramentos em Design, In 1º Encontro Nacional Doutoramentos em Design, Aveiro.
  • CARVALHAIS, Miguel (2011) – “A Perspective on Generative Narrative” 1o Colóquio Multidisciplinar Artes, Humanidades e Ciências Sociais, Porto.
Other publications
  • Carvalhais, M. (2016). Investigação em Design, 2016 (Seminário). Nome do evento: Programa Doutoral em Design; Cidade do evento: Porto. 20160506.
  • Carvalhais, M. (2016). Porque é que o design nunca foi tão importante, 2016 (Outra). Nome do evento: LGP; Nome da Instituição: FEUP, FBAUP; Cidade do evento: Porto / FBAUP. 20160415.
  • Carvalhais, M. (2016). Porque é que o design nunca foi tão importante, 2016 (Seminário). Nome do evento: Laboratório de Bases de Dados e Aplicações Web; Nome da Instituição: MIEIC; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 20160513.
  • Carvalhais, M. (2015). — Beyond Vicarious Interaction, 2015 (Encontro). Nome do evento: Grupo de Leitura; Nome da Instituição: Gr upo de Leitura; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto. 20150609.
  • Carvalhais, M. (2015). -‘-* Pós-Digital, 2015 (Conferência). Nome do evento: Pós-Digital — Media, Artes, Design; Nome da Instituição: 2º e 3º Ciclo de Design de Comunicação FBAUL; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. 20150319.’Orientações D (concluídas)’!M10+’Orientações D (concluídas)’!M11+’Orientações D (concluídas)’!M10
  • Carvalhais, M. (2014). “What is Life?” — Conversas Entre as Ciências e as Humanidades, 2014 (Mesa-Redonda). Nome do evento: “What is Life?” — Conversas Entre as Ciências e as Humanidades; Nome da Instituição: ICBAS; Cidade do evento: Porto / ICBAS.
  • Carvalhais, M. (2014). Deep Listening to Software, 2014 (Outra). Cidade do evento: Edinburgh / Reid School of Music, Edinburgh College of Art.
  • CARVALHAIS, Miguel (2011) – “Cinco (inter)dependências” Pangrama, terceiro número zero, Porto: Gume & Happy Jungle.

Scientific, artistic and cultural production