Exposição ’23 Livros essenciais de Design e Tipografia’, curadoria de Antero Ferreira | DIA MUNDIAL DO LIVRO 2022

23 Livros essenciais de Design e Tipografia | DIA MUNDIAL DO LIVRO
Duração: 26 de abril - 13 de maio, 2022
Local: Biblioteca da FBAUP

Com curadoria do docente Antero Ferreira e assinalando o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23 de abril), a exposição '23 livros essenciais de design e tipografia' é inaugurada no dia 26 de abril 2022 - pelas 18h00, com a apresentação de 23 livros pertencentes à Coleção Antero Ferreira (CAF).
A exposição é parte integrante da atividade anual da Biblioteca da FBAUP. Com entrada gratuita, pode ser visitada de segunda a sexta entre as 09h00 e as 20h00 e fica patente até ao dia 13 de maio 2022, na Biblioteca da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).
O encontro do número de livros com a data comemorativa torna-se no pretexto para mostrar a diversidade que há no universo da tipografia e do design: estão, pois, reunidas vinte e três obras fundamentais de literatura sobre caligrafia, tipografia, microtipografia, ortotipografia, entre outras áreas.
Representando vários núcleos da biblioteca privada do curador, no âmbito da sua especialidade, os exemplares apresentados constituem, também, uma seleção rara de textos pioneiros e publicações de editoras especializadas em design e artes gráficas.
Cada livro tem 'marcas' próprias (ex-líbris, apontamentos manuscritos, etiquetas, etc.), que permitem mapear a memória e o tempo de vida percorrido, suscitando a quem os folheia uma 'viagem' entre mãos - desde a sua proveniência à atualidade.

Mais informação em: https://bit.ly/3Ke8zkX

Contactos: 225 192 417 | sdi@fba.up.pt