Francisco Providência na direção do projeto de museografia do recém-inaugurado MUSEU DO TESOURO REAL

MUSEU DO TESOURO REAL
O Museu do Tesouro Real, integrado na nova ala poente do Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa foi inaugurado no passado dia 1 de Junho, é o culminar de um trabalho de equipa multidisciplinar realizado ao longo de cinco anos, dotado de um orçamento de 31 milhões de euros. A direção do projeto de museografia foi de Francisco Providência* (docente no DeCA – Departamento De Comunicação e Arte e sócio da Providência design), e contou com a participação de mais doze docentes e profissionais colaboradores ou formados em design pela Universidade de Aveiro:
Beatriz Almeida (licenciada em design no DeCA, UA)
Emídio Cardeira (licenciado em design no DeCA, UA)
Gina Ferreira (licenciada em design no DeCA, UA)
Lígia Afreixo (licenciada e mestre em design no DeCA, UA)
Margarida Pinto (licenciada em design no DeCA, UA)
Mário Vairinhos (docente no DeCA, UA)
Marta Fragata (licenciada em design no DeCA, UA)
Miguel Palmeiro (docente no DeCA, UA)
Pedro Almeida (docente no DeCA, UA)
Pedro Sousa (licenciado em design no DeCA, UA)
Renata Pereira (licenciada em design no DeCA, UA)
Rita Sóla (licenciada em design no DeCA, UA)

A investigação em design integrada no projeto, deu suporte à qualidade do resultado, sem par no país e talvez mesmo na Europa, confirmada pelas notícias divulgadas por ocasião da sua abertura — 250 notícias publicadas até ao passado dia 9 de Junho (44 peças de TV, 21 peças de Rádio, 34 notícias Print e 152 Online).

*Francisco Providência, designer e docente na UA desde 1997, coordena o grupo made.pt integrado no ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura, de que foi cofundador. O seu interesse e envolvimento com a área da museografia (desde 2010), distingue-se pela criatividade das soluções técnicas concebidas em interdisciplinaridade com outras áreas de conhecimento. Os seus projetos, já por duas vezes distinguidos com os prémios Apom de “Melhor museu do ano” e prémio da Acessibilidade, também já foram nomeados para o “Melhor museu Europeu”.