#18.ART . 2019

#18.ART: OF THE ADMIRABLE ORDER OF THINGS: art, emotion and technology

Entre 17 a 19 de Outubro
FBAUL – Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Os modelos das chamadas de trabalhos são:

Open calls are:
· Chamada de Artigos;
Call for Paper;
· Chamada de Trabalhos para Exposição;
Call for Exhibition;
· Chamada de Poster;
Call for Poster;
· Chamada de Artist Talk*.
Call for Artist Talk*.

*As Artist Talk são apresentações curtas, até 10 minutos, ou demonstrações que mostram trabalhos de arte, artefactos de projeto, ou trabalhos em desenvolvimento.
* Artist talks are short 10-minute presentations or demonstrations that showcase artworks, design artefacts, or works in progress.

Ver mais em
https://18art.medialab.ufg.br/

Partindo de duas obras – “Admirável Mundo Novo” (1931), Aldous Huxley; “A Estranha Ordem das Coisas: A Vida, os Sentimentos e as Culturas Humanas”, António Damásio (2017) – desejámos que o #18.ART sirva como plataforma de discussão que pretende coalescer os mundos da arte, saúde, ciência e tecnologia.
O uso da tecnologia para construção da felicidade pode por outro lado ser entendida como meio de produção artística, como emergência emocional caraterística da excecional inteligência humana, auxiliada pela linguagem. Em "A Estranha Ordem das Coisas", António afirma que os sentimentos – de dor, sofrimento ou prazer antecipado – foram as forças motrizes primordiais do empreendimento cultural, os mecanismos que impulsionaram o intelecto humano na direção da cultura. Nas suas palavras: “os seres humanos distinguiram-se de todos os outros seres ao criarem espantosas criações de objetos, práticas e ideias conhecidas coletivamente como «culturas».” Damásio propõe que os sentimentos monitorizaram o sucesso ou o fracasso das nossas invenções culturais, associando cultura a homeostasia tornando relevante a ligação à natureza aprofundando a humanização do processo cultural, criando uma interdependência das ideias, praticas culturais, objetos e biologia.

O Encontro Internacional “#18.ART: DA ADMIRÁVEL ORDEM DAS COISAS: arte, emoção e tecnologia”, procurará analisar conceitos que surgem da prática artística, tecnológica e científica dos seus participantes, e confrontá-los com as noções oriundas do pensamento contemporâneo dos autores nomeados ou de outros inter-atores propostos.

dúvidas
18.art2019@gmail.com