5º Seminário Modos de editar: Entre cópia e original, 2-5 novembro 2021, FBAUP

5.º seminário Modos de editar: Entre cópia e original
2 a 5 de Novembro
Explorar as possibilidades formais, estéticas e conceptuais encerradas no uso dos meios reprográficos.
Para esta edição, foram considerados dois momentos distintos. O primeiro que teve lugar entre 24 de maio 2021 e 5 de junho 2021, na Fundação Marques da Silva, onde se elegeu o Ozalid - como um de entre os vários processos usados para a cópia e duplicação da imagem. O segundo momento do seminário decorrerá em novembro de 2021 e dedica-se ao estudo das categorias de imagem, a partir de arquivos e/ou coleções.
A exposição Impressões da Naturalia: Ensaios entre jardins será parte integrante como campo de referência. Dois jardins históricos da cidade do Porto – jardim do palacete dos Braguinhas e jardim da casa Andersen – irão dar também o mote para uma releitura dos modos de uso das tecnologias. Como no passado, estaremos sensíveis às características materiais e indissociáveis dos suportes à relação com material gráfico original e processos construídos a partir da sua observação. Artistas, conservadores e curadores serão convidados a conversar em torno das folhas, de herbários ou das plantas presentes nos jardins, como dos livros de artista, e a abordar práticas artísticas com recurso a ferramentas de produção efémeras e suportes mutáveis. Serão assim explorados três eixos de observação que possibilitem a compreensão e ampliação do seu legado histórico, da sua preservação ou da sua utilização em contextos artísticos e gráficos no presente.
•O arquivo e problemas de conservação;
•Testemunhos de quem cuida de coleções Design/Arte;
•Os atuais produtores e os autores.
SEMINÁRIO
Sala de exposições do O Museu da FBAUP
15:00
Oradores:Ana Freitas - Conservação preventiva de acervos de arquitetura – o caso das diazotipias;
Cristiana Vieira e Helena Hespanhol - Um Herbário como um espaço íntimo de arte e ciência;
Irene Chan - Empty & Full: Works by Ch'An Press.
EXPOSIÇÃO
Inauguração exposição “modos de editar: entre cópia e original”
Sala de exposições do O Museu da FBAUP
17:00
Núcleos:
A: Resultados da residência e workshops na Fundação Marques da Silva (FMS)
B: Works by Irene Chan / Ch'An Press
WORKSHOP
Impressões da Naturalia: Ensaios entre jardins - Making Artist Books com Irene Chan (USA)
Oficinas de Impressão FBAUP
Em muitas culturas, um livro é uma forma de partilhar e distribuir informação de forma eficiente e económica. Em livros de artista, este cria e controla a visão do livro – desde a ideia inicial à produção final - e que, a todo o momento trabalha com os componentes físicos relativos à imagem, texto, sequência, estrutura, material, encadernação e escala para apoiar o conceito do livro. Este workshop, que acontece no âmbito do Modos de Editar, é uma introdução às técnicas de produção de livros tradicionais e contemporâneas.
O instrutor irá realizar palestras, demonstrações e mostrar exemplos de uma variedade de estruturas e formas. Enquanto fazem modelos de cada estrutura (cuja coleção pode ser usada para inspirar trabalhos futuros), os participantes aprenderão como cortar e dobrar livros. Em seguida, os participantes selecionarão um ou uma combinação de estruturas e, usando os meios da sua escolha (desenho, pintura, escrita, impressão, fotografia, imagem digital, etc.), criarão no livro de artista.
Enquanto trabalham, os participantes serão incentivados a refinar os seus processos através da utilização de meios diversificados como dos materiais usados, no sentido de desenvolver as imagens pessoais e os conceitos de seus livros. O workshop incluirá tempo para partilha do seu trabalho e orientação individual do instrutor.
++++++
Bios dos Oradores:
Ana Freitas, nascida na cidade do Porto em 1982, é licenciada em conservação e restauro, com especialização em documentos gráficos, pela Universidade Nova de Lisboa (2001-2006). Desde novembro de 2006 desempenha a sua atividade profissional na Reitoria da Universidade do Porto, inicialmente no serviço da Biblioteca Virtual e, a partir de 2015, no serviço de Gestão de Documentação e Informação da UP Digital onde é responsável pelo funcionamento da Oficina de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos e pela preservação da Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto e do Arquivo da Universidade do Porto. Enquanto profissional na área da conservação, coordena equipas técnicas e executa ações de conservação e restauro em objetos pertencentes a entidades externas e internas à Universidade do Porto.
Cristiana Vieira, curadora do Herbário do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto desde 2015. Responsável pelas coleções botânicas nacionais e internacionais compiladas, desde o século XIX, por botânicos, investigadores ou professores associados à Academia Politécnica do Porto e à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Doutorada em Botânica, colaborou em projetos relacionados com a conservação, monitorização e gestão de espécies vegetais e habitats portugueses. Como investigadora do CIBIO-INBio, especializou-se em taxonomia e ecologia de briófitas, sendo autora de publicações científicas e de divulgação científica para a promoção do conhecimento deste grupo de plantas. Atualmente, dedica-se à realização e promoção de estudos relacionados com as coleções botânicas do Herbário do Porto e da História da Ciência associada a estas coleções, orientado alunos e apoiando a investigação através dos espécimes que fazem parte do património científico e histórico da Universidade do Porto. Coautora dos podcasts “Ficções Botânicas” – projeto da Casa Comum da Universidade do Porto.
Irene Chan is a multidisciplinary artist who works conceptually in print media, papermaking, installation, storytelling performance, and book arts. Her books and works on paper have been exhibited internationally and held in more than 80 public collections. Chan established Ch’An (ch’ ahn) Press through which she has self-published prints and 35 limited-edition artist books to date. She is the recipient of grants and awards from the National Endowment for the Arts, New York Arts Council, Maryland State Arts Council, Washington D.C. Commission of the Arts and Humanities, fellowships to 23 artist residencies, and has exhibited and performed in 55 venues in the last ten years. Professor Chan holds an M.F.A. from the San Francisco Art Institute and an undergraduate degree in architecture (more info: https://ch-anpress.com/home.html).
2 a 5 nov 2021
O Museu + Oficinas de Impressão FBAUP
Links uteis: