Apresentação do projeto allergen.me de Ivo Fonseca (ID+ UA) no espaço "Inovação" da exposição da revista Fazer
Debate dia 11 de maio
Instagram da revista
Descrição do Projeto allergen.me:
As alergias alimentares afetam aproximadamente 10% da população europeia, maioritariamente crianças. A evicção de alimentos portadores de alergéneos depende em grande parte dos consumidores lerem e compreenderem cuidadosamente os rótulos dos ingredientes nos produtos. No entanto, vários factores dificultam a rotulagem alimentar acessível, incluindo formatos de rótulos inconsistentes, má legibilidade, linguagem complexa e instruções confusas. Essas barreiras tornam os rótulos de difícil compreensão para o público em geral e inacessíveis para grupos vulneráveis como idosos, pessoas com deficiência ou aqueles com conhecimento limitado da língua local.
Allergen.me reconceptualiza a comunicação de alérgenos como uma ação situada e incorporada, ou seja, na qual a criação de significado ocorre através da interação de um corpo com um mundo dotado de contexto físico, social e cultural. O sistema baseia-se num código visual adequado ao uso por pessoas com distintas capacidades físicas e cognitivas, acessível através de um cartão personalizado cuja fisicalidade e affordances encorajam comportamentos potenciadores da cognição como o mapeamento metafórico da informação, a expansão da organização social da ação e o recurso a ações epistémicas.
A investigação realizada mostrou que este sistema pode aumentar a acessibilidade e compreensão subjetiva da informação relativa a alérgenos em produtos alimentares, convidando a uma reflexão mais abrangente sobre o papel do corpo na criação de artefactos de comunicação em saúde mais inclusivos e diversos para o público em geral.