50 objetos de conhecimento
exposição no Teatro Aveirense
Foi inaugurada no passado dia 30.01.24 pelo Reitor da Universidade de Aveiro e pelo Vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, a exposição “50 objetos de conhecimento”, patente no foyer do Teatro Aveirense, com curadoria de Francisco Providência. A exposição que marca as comemorações do 50º aniversário da UA, está integrada na Aveiro, capital nacional da cultura, 2024.
A exposição reúne 50 objetos de impacto social internacional, 50 evidências de conhecimento que retratam a genealogia genética da Universidade de Aveiro, nas suas competências singulares de natureza científica, tecnológica, cultural, artística e societária, constituindo não só um registo de memória, como um registo metafórico e poético pelas palavras chave e pictogramas que foram associados a cada objeto.
Para além do corpo central, constituído por contentores-relicários em bidões industriais, a exposição apresenta-se em mais dois painéis: a cronologia dos 50 anos do seu passado e o mapeamento presente da concentração dos seus formados em países de todo o mundo — dando a possibilidade de ouvir testemunhos de ex-alunos através de QR codes — e a antevisão do futuro da UA pela voz do seu Reitor.
Um dos objetos representados é a 1ª tese de doutoramento defendida por uma mulher na UA, Maria Beatriz Matias. Um pequeno opusculo (quase A5) e com cerca de 50 folhas que apresenta, em linguagem matemática, um algoritmo para calcular “Filas de espera com serviço por agrupamentos dependente do número de clientes presentes no sistema” de 1980. Um bom exemplo para os doutoramentos em projeto de Design.
A exposição poderá ser visitada no Salão Nobre do Teatro Aveirense de segunda a sábado, das 13h30 às 18h30, até 31 de março.