Exposição “A CIDADE SOMBRA E O QUE NELA BRILHA” de Ana Miriam Rebelo, 24 FEV. @Mira Forum

Inaugura no dia 24 de fevereiro, pelas 16h,no MIRA FORUM, a exposição A CIDADE SOMBRA E O QUE NELA BRILHA, com fotografias de Ana Miriam, curadoria de José Carneiro e texto de Heitor Alvelos. A exposição reúne documentação fotográfica resultante de um projeto de etnografia visual, conduzido na cidade do Porto por Ana Miriam Rebelo, no âmbito do Doutoramento em Design da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, acolhido pelo ID+ e pelo CEAU.
A inauguração será acompanhada de uma chamada à participação, em que se convida o público a uma observação próxima e atenta da cidade e ao envio de contributos fotográficos que integrarão a exposição.

Com o apoio do Instituto de Investigação em Arte, Media e Cultura (ID+) (UIDB/04057/2020) e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PD/BD/150641/2020).

Sinopse
A cidade que aqui se perscruta vive na sombra de uma cidade sobre-exposta, que deixou de ser casa para se tornar montra, palco, museu, mercadoria. No outro Porto que aqui se reconhece, na sua vulnerabilidade e no seu valor, gestos de resiliência e de cuidado constroem lugares no tempo longo do habitar.
A quem passa e por ali se detém, oferecem-se significados e estéticas por decifrar, possibilidades de identificação e diálogo. A exposição é também uma proposta de relação com a cidade, um convite à apropriação, enquanto exercício de participação na interpretação, na representação e no devir da cidade.