Programa Encontro Ciência´22 | 16-18 maio 2022 | comunicações ID+

Encontro Ciência´22

16, 17 e 18 de maio 2022

Centro de Congressos de Lisboa

 

Este ano o Encontro Ciência é dedicado aos 25 anos da FCT. “Construir o Futuro com a Ciência” é o mote para a apresentação dos principais temas de investigação que estão no centro das instituições de investigação em Portugal e que refletem os temas fulcrais na ciência mundial hoje em dia. Estes dias funcionam também como uma plataforma para estimular a interação e o diálogo entre os participantes, e potenciar novas interações interdisciplinares. O país convidado é o Egito, que participa ativamente no encontro em termos da representação de entidades oficiais e de instituições científicas.

 programa incluirá 6 sessões plenárias e 66 sessões temáticas que revelam parcerias internacionais de universidades, empresas e outras entidades nacionais. Com o levantamento de restrições da pandemia COVID 19, regressam à área expositiva do evento as demonstrações de I&D das instituições e os pósteres científicos dos jovens investigadores.

 Encontro Ciência 2022 é comissariado por Teresa Ferreira, professora catedrática do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Estudos Florestais, e Teresa Pinto Correia, professora catedrática do Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, da Universidade de Évora e investigadora do MED - Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

Encontro Ciência é uma organização da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a colaboração da Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva, e conta com o apoio institucional do Governo, através da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência, Juventude e Desporto.

programa das Sessões temáticas, em atualização, encontra-se disponível aqui, salientando, desde já, as 2 comunicações do ID+:

DIA 16

Arte, Cultura e Património II
Sala 5B - 14h00-15h30

Paula Tavares, Unidade ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura)
Design, Territórios e Património. Estratégias de desenvolvimento do território a partir de propostas híbridas entre etnografia e replicabilidade.

DIA 17

Indústria e Inovação II
Sala 5A - 14h00-15h30
Oradores:
Heitor Alvelos, Unidade ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura)
Desafios contemporâneos da investigação em design: contribuições estratégicas para o cumprimento da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, 2030.