SMALL PLATFORMS TO LEVERAGE DATA FROM BELOW, última sessão do ciclo de conversas “Os Dados & Nós” com Chris Csikszentmihalyi e moderação de Heitor Alvelos

A última sessão do ciclo de conversas "Os Dados & Nós" será realizada por Chris Csikszentmihalyi, Cornell University e moderada pelo Heitor Alvelos, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, ID+.

6 de dezembro às 18h30 (GMT), online

Embora seja verdade que vivemos num mundo de dados, a maior parte são recolhidos por grandes empresas e não podem ser utilizados pelos próprios cidadãos que os geram. Vários projetos de Chris Csikszentmihalyi, e da sua equipa, têm pressuposto a criação de empresas "spin off" que ajudam activistas a gerar novas formas de dados. As três organizações mais bem sucedidas (e em funcionamento há mais de 10 anos) são publiclab.org, sourcemap.com, e littlesis.org.  Nesta conversa, e através da apresentação de exemplos práticos, concentrando-se nas formas de organização, utilização, e aproveitamento de dados para políticas progressistas, Chris Csikszentmihalyi examinará o seu trabalho atual, ajudando a compreender melhor as pequenas empresas auto-sustentáveis que fazem este tipo de trabalho tecnológico de interesse público.

Haverá lugar para perguntas e respostas.

A participação é gratuita mas é necessário registo aqui.

Organização: DATA&US é uma iniciativa de investigadores do IADE (Universidade Europeia) e do ICNOVA (Instituto de Comunicações da Universidade Nova de Lisboa) liderada por Ana Viseu (IADE/ICNOVA), em parceria com Cristina Ponte e Paulo Nuno Vicente (NOVA FCSH/ICNOVA) e Sofia Ponte (IADE/ID+).

Apoio: IADE-Universidade Europeia & ICNOVA (Universidade Nova de Lisboa)