Holograma de Isabel Azevedo premiado no Concurso CHIMERA™, em Seul

Maria Isabel Azevedo (ID+ UA) com o seu “The Portuguese Navigator”, um holograma premiado no Concurso CHIMERA™. O 12th International Symposium on Display Holography, ISDH 2023, realizou-se este ano na República da Coreia, em Seul, de 26 de junho a 1 de julho. Integrado no Symposium, o Concurso CHIMERA™ selecionou 12 projetos, entre 32 submetidos a concurso, imprimiu como hologramas digitais de reflexão que estiveram expostos durante o Symposium.

“O Navegador Português”, foi selecionado e premiado. É uma representação simbólica, assente no fantástico e no mítico, e nos desenvolvimentos da ciência náutica, como um meio de vencer o medo do desconhecido. Pretende ser alguém vindo do passado que através do “Sextante” procura a nossa “posição” de hoje. Segundo a interação do observador poder-se-á  tornar num encontro entre o passado e o presente. Por trás da figura estão elementos relacionados com o mar e, ao mesmo tempo, coisas estranhas, indefinidas, tal como aquilo que é desconhecido, que tanto pode ser desafiador como um verdadeiro pesadelo.

O trabalho apresentado parte do artigo Maria Isabel Azevedo, “Digital art hologram of a sea explorer: a poetic view”, Art Concepts and Techniques, Proceedings of the 12th International Symposium on Display Holography – ISDH 2023, Kwangwoon University, Seoul, Korea, 2023, pp. 29-35. ISBN: 979-11-91419-33-7.

As premiadas nesta edição foram Isabel Azevedo (Portugal), Setsuko Ishii (Japão) e Ioana Pioaru (Reino Unido).

Este trabalho foi financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/04057/2020.