Arthur Braga de Araújo

Designer pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), investigador e consultor atualmente inscrito como aluno do Doutoramento em Design na Universidade de Aveiro, onde desenvolve sua investigação sobre a aplicabilidade do Design Participativo para o Desenvolvimento Turístico Sustentável na região de Aveiro.
Sua pesquisa e prática profissional concentram-se na interseção entre Design Participativo, Inovação Social, Economia Criativa e Design de Serviços. Desde 2013, tem contribuído para o fortalecimento do ecossistema cultural em Pernambuco, com destaque para sua participação no Centro de Design do Recife, importante equipamento de fomento, formação e fruição do design na cidade.
Como consultor, tem colaborado com uma gama diversificada de instituições, organizações e empresas, incluindo UNICEF, UNFPA, ENAP, Secretaria de Cultura de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Porto Digital, Aries, Accenture, Questto|Nó, Instituto Tellus e C.E.S.A.R., desenvolvendo projetos focados em promover o bem comum em diferentes contextos e territórios.
É também responsável por facilitar workshops de co-criação e laboratórios, onde desenvolve metodologias que incentivam a participação ativa e a geração de ideias inovadoras entre pessoas participantes. Essa abordagem permite a criação de soluções colaborativas que visam melhorar as comunidades e organizações envolvidas. Como coordenador da CEÇA - CoLaboratório, liderou equipes dedicadas a fornecer processos de inovação para uma ampla rede de instituições e grupos criativos. Atualmente, faz parte da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, onde atua como Diretor de Turismo, Territórios e Criatividade, assim como faz parte do Conselho de Ética da RECRIA Brasil - Rede Nacional de Experiências e turismo Criativo.

Current positions

  • Phd Student Universidade de Aveiro

PhD Details

  • Title Design Participativo para o Desenvolvimento Turístico Sustentável. Estudo de Caso: Barra e Costa Nova
  • Field Participatory Design
  • Year 2026

Scientific, artistic and cultural production

Technical work
  • Gomes, G.; Araújo, A. (2021-2025).
 Investigador no projecto “Sustainability of the tourism sector”. PRR ATT2 – 02/C05-i01.02/2022.PC645192610-00000060
  • Gomes, G.; Araújo, A. (2021-2025).
 Investigador no projecto “Experience 5.0 – How to create a new framework to manage tourism destinations”. PRR ATT3 – 02/C05-i01.02/2022.PC645192610-00000060