Cláudia Mariza Mattos Brandão

Professora associada do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas/UFPel (RS, Brasil), atuando no curso de Artes Visuais - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes/CA/UFPel). É Doutora em Educação (UFPel, 2012) com Pós-Doutorado em Criação Artística Contemporânea (Universidade de Aveiro, Portugal, 2019), Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2003), Especialista em Artes e Educação Física na Educação Básica (UFRGS, 2008), graduada em Artes Visuais (FURG, 1996) e em Engenharia Civil (FURG, 1980). Orienta teses, dissertações e pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso na área Artes, subárea Artes Visuais Licenciatura, com ênfase em investigações que estabeleçam relações entre os campos das artes visuais, da poética e da arte/educação, e da escrita autobiográfica, com base nos preceitos da formação experiencial. É líder fundadora do PHOTOGRAPHEIN - Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel/CNPq) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa ARTEECOS: Núcleo de Estudos e Práticas Artísticas Ecosóficas (FURG/CNPq). Desenvolve atividades no âmbito da Extensão Universitária, principalmente através dos projetos "Arteiros do Cotidiano" e "PhotoGraphein vai à Escola", desenvolvidos em escolas das cidades de Pelotas e Rio Grande. Foi professora pesquisadora do Programa Escolas Interculturais de Fronteira PEIF (MEC/SEB/UFPEL/CLC, 2014), coordenadora de Gestão do PIBID UFPel (2014), coordenadora do subprojeto Artes Visuais no PIBID 3/UFPel (2011-2013), e professora orientadora do curso Especialização lato sensu Mídias na Educação (FURG, 2009). É pesquisadora da área da Fotografia e das Imagens, privilegiando enfoques nas Teorias do Imaginário e nos Estudos Decoloniais, com ênfase nas narrativas (auto)biográficas poéticas/simbólicas. Como artista visual já participou de várias exposições coletivas, apresentando exposições individuais, nacionais e internacionais. A obra DO OUTRO LADO DA RUA / ON THE OTHER SIDE OF THE STREET, de sua autoria, integra o acervo da Artists' Books Collection Dundee, do University Dundee Museum (Dundee, Escócia). O tríptico fotográfico RU(Í)NAS compõe o arquivo fotográfico Mediterraneum Collection, da Associazione Culturale Mediterraneum (Catania, Itália). Desenvolve, principalmente, os seguintes temas: Culturas da Imagem, Fotografia, Pesquisas (Auto)Biográficas, Teorias do Imaginário e Arte/Educação Ambiental.

https://www.clamar-art.com

Current positions

  • Professora universitária, Associada Universidade Federal de Pelotas
  • Professora Pós-Graduação em Artes Universidade Federal de Pelotas

Research Groups

Publications

Books
  • BRANDAO, C. M. M.; SCHMIDT, E. B.; LENZI, T. J. P. M. (2010). SOB O SIGNO DA CEGUEIRA: foto-graphando o cotidiano. Pelotas: Editora Universitária/UFPEL, 2010, p.114.
  • BRANDAO, C. M. M.; SILVEIRA, S. S. (2016). ARTEIROS DO COTIDIANO ensino, pesquisa e extensão na formação docente (2ªed). Florianópolis: Caseira, p.103.
  • BRANDAO, C. M. M.; CAMPOS, L. M. (2017). ARTEIROS DO COTIDIANO ensino, pesquisa e extensão na formação docente Volume II. Florianópolis: Caseira, p.68.
  • BRANDAO, C. M. M.; CARRARA, D. F. N. (2018). ARTEIROS DO COTIDIANO Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação Docente Volume III. Florianópolis: Caseira, p.100.
  • BRANDAO, C. M. M.; CARRARA, D. F. N. (2019). FOTOGRAFIA COM PIPOCA: discussões interdisciplinares sobre imagem. Florianópolis: Caseira, p.158.
Book chapters
  • BRANDÃO, C.M.M.; SIRTOLI, G.S. (2020). MEA CULPA: quando o Pensamento Decolonial impulsiona a criação artística In: DECOLONIALIDADE A PARTIR DO BRASIL.1 ed. Belo Horizonte: Dialética, v.1, p. 93-111.
  • BRANDÃO, C.M.M. (2021). Imagens e comunicação em tempos de pandemia: o que nos mostra o Instagram? In: Perspectivas multidisciplinares da Comunicação em contexto de Pandemia.1 ed. Lisboa: ICNova, v.1, p. 182-198. Link
  • BRANDAO, C. M. M. (2019). BLOW UP: TRÂNSITOS DA IMAGEM À IMAGINAÇÃO In: Fotografia com Pipoca: discussões interdisciplinares sobre imagem.1 ed. Florianópolis: Caseira, p. 15-28.
  • BRANDAO, C. M. M. (2020). ARTE INDÍGENA CONTEMPORÂNEA: PROTAGONISMO CULTURAL E AUTONOMIA In: POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: Direitos, Políticas Sociais e Resistências.1 ed. Porto Alegre: Nova Práxis Editorial, p. 263-286
International journals
  • BRANDAO, C. M. M. (2023) In(ter)venções – Ensaio Visual. PARALELO 31, p.238 – 249 Link
  • BRANDAO, C. M. M. (2019). Anotações sobre Walter Benjamin e as teias constituídas entre fotografia e imaginário/ Writings about Walter Benjamin and webs between photography and imaginary. CADERNOS BENJAMINIANOS, v.14, p.35 – 47.
  • BRANDAO, C. M. M. (2019). As tessituras de Sônia Gomes e as repercussões de memórias em nós. Revista Estúdio 1, v.10, p.129 – 135.
National journals
  • BRANDÃO, C.M.M. (2020)Transbordamentos visuais e suas sonoridades. Revista Vazantes. , v.4, p.93 – 104. Link