DEP

Design and Embodiment of Wearable Prostheses

Objetivando proporcionar uma melhor qualidade de vida ao ser humano, a crescente procura de soluções para o tratamento de distúrbios ou disfunções na área da saúde tem vindo a intensificar o desenvolvimento de produtos. O presente projeto de investigação, de caráter exploratório, insere-se na área científica de Design e foca-se na pesquisa, design, desenvolvimento e teste do uso de dispositivos médicos, mais precisamente de próteses mioelétricas, vestível, para membros superiores.

As próteses são dispositivos médicos que tem como finalidade repor uma função corporal ausente, originada pela perda ou malformação congênita de uma parte do corpo. No caso do membro superior, podemos observar uma evolução muito reduzida comparativamente com soluções para outros segmentos corporais. Este projeto vai incidir o seu foco numa categoria de prótese ativa: as próteses mioelétricas, que são modelos cujo controle é realizado através do sinal mioelétrico (SME) proveniente da contração muscular, ou seja, por meio de eletromiografia de superfície (sEMG, Surface Electromyography).

Em todos os casos, diversos constrangimentos são associados aos problemas que originam entropia na utilização de próteses do membro superior, nomeadamente, económicos, técnicos, psicossociais e funcionais. Nesta última década, a massificação da utilização de impressoras 3D proporcionou uma alargada oferta de soluções na produção de próteses. Esta tendência poderá permitir responder aos problemas económicos, no entanto, todas as solicitações normativas de funcionamento e de segurança ainda se encontram distantes do esperado para um uso clínico das mesmas. De referir ainda, estas soluções continuem frágeis na resposta da interface entre o membro residual (coto) e o produto (prótese).

Start/end date Jan 2023 — Jun 2024

Research groups

Lead institution

Duration 18 months

Project code 2022.09053.PTDC