Yago Weschenfelder Rodrigues, discente do Doutoramento em Design da Universidade de Aveiro (UA), foi um dos vencedores da quarta edição do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com o consórcio Ageing@Coimbra.
Vencedor da categoria Conhecimento+, o projeto “Walk-ID – Vista sua Bengala!”, da Universidade de Aveiro, baseia-se no desenvolvimento de capas coloridas para equipamentos de auxílio à marcha, através da tecnologia de impressão 3D. São destinadas a seniores que frequentam espaços públicos e instituições de acolhimento. O principal contributo do projeto foi detetar o processo de estigma associado a estes equipamentos no envelhecimento e melhorar a qualidade da mobilidade por meio de um projeto que supere este estigma social, provendo sua personalização e conexão emocional entre o equipamento e o sujeito sénior.
O trabalho foi desenvolvido, na Universidade de Aveiro, no âmbito do seu projeto de Doutoramento em Design (tese em Design), com a supervisão científica dos Professores Nuno Dias e Ana Veloso e com o apoio da Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT), IDIoT.LAB (DeCA) e o American Corner da UA.
Os vencedores deste concurso, que tem como objetivo aumentar a divulgação e o reconhecimento de projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro, foram revelados no dia 10 de Dezembro de 2021, em Coimbra, no 8º Congresso do Envelhecimento Ativo e Saudável.
De forma a promover práticas e iniciativas inovadoras e a induzir novos projetos e novas parcerias, as Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro recebidas, no âmbito nas várias edições deste concurso, encontram-se compiladas num catálogo online, em http://envelhecimentoaocentro.ccdrc.pt/
Link da da tese: https://ria.ua.pt/handle/10773/31545
Notícias
http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=72723