“Da semente à toalha” . Documentário AmaCastelões . 2021/22

Este é o título do documentário idealizado e produzido pelas investigadoras Cristiane Schifelbein de Menezes[1] e Luciana Lopes de Resende[2] no âmbito do desenvolvimento das suas teses de doutoramento financiadas por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P., bolsas PD/BD/150542/2019 e 2020.05058.BD, respetivamente.

O trabalho foi concretizado a partir das suas pesquisas de campo, realizadas na AmaCastelões (Associação das Mulheres Agricultoras de Castelões – Tondela/Portugal), desde meados de 2020. Duas investigações que se encontram no campo, duas investigadoras a observar o mesmo contexto e a produzir construções que se pretende que sejam complementares.

Até meados do século XX o ciclo do linho esteve muito presente na região norte e em algumas aldeias litorâneas do país, trabalhava-se na agricultura do linho, na transformação das fibras em fio e no processo da tecelagem dos têxteis utilizados em casa e no vestuário. Com a evolução tecnológica e o surgimento das fábricas de têxteis, também em Portugal, os teares tradicionais foram desaparecendo e permanecem poucas pessoas que ainda transformam a planta do linho em tecido.

Portanto, este documentário tem como palco a AmaCastelões e como protagonistas, um grupo de senhoras artesãs maiores de 65 anos, que há mais de 20 anos mantém viva a tradição do ciclo do linho na região. O pretexto destas senhoras, que se reúnem semanalmente para a produção de peças em tecido de linho com bordados e crochê, incide na perpetuação dos saberes ancestrais do ciclo do linho neste território.

Os objetivos deste projeto são dar a conhecer a AmaCastelões, divulgar o trabalho realizado pelas artesãs, demonstrar a preocupação com o futuro da Associação, evidenciar a necessidade de que pessoas mais jovens venham aprender e, ainda, clamar por apoios públicos para a preservação desta sabedoria e prosperidade do território.

A captação das imagens e som ocorreu em meados de novembro de 2021, com a colaboração voluntária dos profissionais Humberto Cavalcante, diretor e produtor do documentário e Mafalda Mingacho, responsável pela tradução para a língua inglesa.

 

[1] Programa Doutoral em Design da Universidade de Aveiro/UPorto), pesquisa sobre Inovação e Tradição, tese orientada pelo Prof. Dr. Vasco Branco e Prof. Dr. Nuno Dias.

[2] Programa Doutoral em Design da Universidade do Porto/UA), pesquisa sobre Gestão de Projeto em Design, Espiritualidade e Comunidades Suis, tese orientada pela Profª Drª Teresa Franqueira (DeCA-UA), Prof. Dr. Heitor Alvelos (FBAUP)e Profª Drª Cristina Parente (IS-UP).